Dica de leitura: Como se tornar um líder servidor

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Olá meus amores.
Outro dia eu estive aqui falando um pouquinho de um livro que foi lançado em 2004 e eu não sabia bem qual era a real sequencia dos livros e fui escrevendo as resenhas pela ordem de lançamento. A primeira resenha você encontra aqui: o monge e o executivo, Hoje eu quero falar do livro que foi lançado em 2006 e merece a nossa atenção. Esse livro é como se fosse uma sequencia do que falei acima (muitos irão falar que estou errada, mas pela lógica e os assuntos que vão sendo abordados podemos ver que é uma sequência).

Sinopse

O livro de James C. Hunter, Como se tornar um líder servidor, tem dois objetivos: o primeiro é compilar de maneira simples, concisa e clara os princípios da liderança servidora apresentados em seu livro anterior. O segundo é proporcionar um guia que facilite a aplicação desses princípios em sua vida e no trabalho. 

O autor acredita que liderar não é ser “chefe”. Liderar é servir. Embora “servir” tenha uma conotação de fraqueza para alguns, a liderança servidora pode ter um impacto positivo em nosso desempenho como pais, treinadores, cônjuges, professores, pastores ou gerentes. Afinal, todos querem se tornar os líderes que as pessoas precisam — e que merecem. 

Para Hunter, muitos têm consciência de que estão falhando com suas equipes: “Eles reconhecem que os antigos métodos de comando e controle, na base do grito e da ameaça, são ineficientes quando se lida com uma força de trabalho diversificada, formada por gerações muito diferentes, que cresceram desconfiando de quem tem o poder.” 

Falando sobre sua própria experiência e citando clientes e personalidades tão diferentes quanto Jesus, Gandhi e Jack Welch, James Hunter sustenta que “liderar é inspirar e influenciar pessoas a fazerem a coisa certa, de preferência entusiasticamente e visando o bem comum”. Este livro mostra que o desenvolvimento de liderança e a construção do caráter são a mesma coisa — ambos exigem mudança. Os princípios da liderança servidora podem ser aprendidos e aplicados por quem tem a vontade e a intenção de mudar, crescer e melhorar.

Vamos lá…

Não tenho como fazer uma resenha sem contar muito do livro, então vou deixar para vocês somente minha opinião.

Nesse livro o autor fala da liderança como uma habilidade de influenciar pessoas para trabalharem de forma feliz e eficaz. Temos um guia de como nos comportar num ambiente de trabalho.
O autor acredita que para ser um líder você precisa antes de mais nada aprender a servir. O verdadeiro líder consegue liderar sem obrigar a ninguém a fazer as coisas, ele consegue ter a habilidade de fazer com que as pessoas gostem e se sintam bem com seu trabalho. 

Essa obra é indispensável para quem um dia pensa em ter seu próprio negócio ou pensa em ter um cargo de confiança em alguma empresa. Esse livro nos ensina a nos tornarmos pessoas melhores, sabendo a diferença do que é gerenciar, chefiar e liderar uma equipe.

Esse livro foi muito gostoso de ler, tem uma linguagem leve e de fácil entendimento. Assim como o primeiro, ele é recheado de frases motivadoras.

Eu amei poder ler e dividir com vocês a minha opinião sobre esse livro. Espero que tenham gostado. Quero saber a opinião de vocês, não se esqueçam de deixar aqui nos comentários.

Beijos e até a próxima.

36 Comentários


    1. Olá!
      Fico mega feliz que tenha gostado da dica. Esse livro é maravilhoso.
      Tenho certeza que você vai se organizar e tirar um tempinho ara ler mais a frente.
      Beijocas lindona.

      Responder

    1. Olá Isa,
      fico muito feliz que tenha gostado. Pesquisa sim. Você vai gostar.
      Se resolver ler volte aqui para me contar o que achou.
      Beijocas.

      Responder

    1. Olá lindona,
      seja muito bem vinda 🙂
      fico muito feliz que tenha gostado do blog e da resenha. Você vai amar o livro.
      Beijocas.

      Responder

  1. Olha flor, lendo seu texto o texto do livro e sua resenha, tenho que concordar com você, para sermos Líder, temos que servir primeiro, temos que nos oferecer e só assim acredita eu, que podemos ser maior e ser bom Líder.
    magrafelizpensa.blogspot.com

    Responder

    1. Olá lindona,
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha, o livro é realmente muito bom, nos ensina demais.
      E, gostei de saber que concordou que para sermos líderes temos que servir antes, é a melhor maneira de ensinar e mostrar a liderança.
      Beijocas.

      Responder

  2. Olá!
    Eu não conhecia o livro e confesso que não gosto muito de livros do gênero, mas achei bacana ele possuir uma linguagem leve e de fácil entendimento, além de ser recheado de frases motivadoras.
    Anotei a dica caso eu decida lê-lo futuramente.
    Beijos!

    Responder

    1. Olá Jess,
      fico mega feliz que tenha gostado da resenha. o livro é realmente muito bom apesar de você não curtir muito esse estilo. Se algum dia você quiser dar uma oportunidade para esse tipo de livro eu espero que goste e volte aqui para me contar o que achou.
      Beijocas lindona.

      Responder

    1. Olá Mi,
      fico feliz que tenha gostado do post, mesmo não fazendo muito seu estilo de leitura.
      Beijocas lindona.

      Responder

    1. Olá Pri,
      fiquei muito feliz em saber que gostou da dica.
      É muito difícil as pessoas entenderem essa diferença e praticarem, mas… aos poucos vamos chegando lá rsrsrsrs.
      Você vai amar esse livro.
      beijocas lindona.

      Responder

    1. Olá!
      Fiquei tão feliz em saber que já conhecia a obra e a resenha fez sua curiosidade aumentar. tenho certeza que irá gostar muito.
      Beijocas lindona.

      Responder

    1. Olá Vini,
      pena que não gosta muito de ler. mas, espero que um dia dê uma chance para esse livro que é maravilhoso.
      Beijocas.

      Responder

    1. Olá Simara,
      fico muito feliz que tenha gostado da dica, eu sou apaixonada por livros desse gênero.
      Beijos lindona.

      Responder

  3. Li O Monge e o Executivo na minha faculdade de Recursos Humanos e realmente para quem quer tornar-se um bom profissional, precisar ler e reler o livro. Ele tem dicas muito importantes

    wwww.saotantas.blogspot.com

    Responder

    1. Olá!
      Que bom que gostou do livro, concordo com suas palavras, para quem quiser aprender a liderar ou montar um negócio tem que ler esse livro. É perfeito.
      Beijos.

      Responder

  4. Embora não seja meu gênero preferido, eu acho esse tipo de leitura essencial para quem quer abrir um negócio ou tomar a frete de algo.
    Bjs

    Responder

    1. Olá Isa,
      é verdade, esse livro é perfeito para gerir seu próprio negócio, seja ele qual for.
      É sempre bom poder ter um suporte e olhar com outros olhos o que se pode melhorar e aprimorar.
      Beijocas.

      Responder

    1. Olá Fabi,
      fico mega feliz que tenha gostado da dica,
      o livro é maravilhoso. espero que goste.
      Beijocas.

      Responder

  5. Nossa que legal sua resenha sobre o livro. Eu não conhecia ele é deu para ver sua animação quanto ele. Quem sabe eu não o coloque na lista.

    Beijos.

    Responder

    1. Olá ka,
      fico feliz que tenha gostado.
      Espero que um dia você o leia, é muito bom.
      Beijocas lindona.

      Responder

    1. Olá!
      Fico mega feliz que tenha gostado. Conhecimento é o que podemos adquirir sempre e esse livro nos proporciona isso.
      beijos.

      Responder

    1. Olá lindona,
      Fico mega feliz que tenha gostado da resenha. todas as fotos eu tiro no meu cantinho especial que separei para guardar meus livros(fiquei toda boba por você ter falado que gostou).
      Beijocas Lua.

      Responder

  6. Oi, Vanessa. Tudo bem?
    Eu não vou abrir um negócio, rs. Curso História e vou ser professora, então raramente leio livros nesse estilo. Porém, acho que todas as pessoas, independente da profissão podem ser bons líderes, ainda mais professores, né? Então, acho que esse livro pode ser sim bom pra mim.
    Beijos <3

    Responder

    1. Olá roberta,
      amei o seu comentário, concordo que todas as pessoas podem ser bons líderes mesmo não querendo abrir um negócio.
      Esse livro é ótimo, espero que goste tanto quanto eu. Depois volte para me contar o que achou.
      Beijocas.

      Responder

  7. Olá!
    Que dica boa. Eu não conhecia o livro e ele é bem antigo em? Quem sabe no futuro eu leio algo do tipo, mas agora já tenho uma pilha para ler.

    Responder

    1. Olá Katia,
      fico muito feliz que tenha gostado da dica. É sempre bom aprender coisas novas e poder dar oportunidade para aprender mais. Amei sua visita.
      Eu também estou com uma pequena pilha de livros para ler rs
      Beijocas

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *