Dica de leitura: O último Adeus

Tempo de leitura: 4 minutos

Dica de leitura: O último Adeus

 

Olá amores, tudo bem?

Tem tempo que não venho aqui para trazer uma resenha super bacana. A dica de leitura de hoje é O Ultimo Adeus que é um livro que já li faz alguns meses e não sei porque demorei tanto tempo para vir aqui contar para vocês. Mas.. Vamos começar!

resenha o ultimo adeus

Livro: O último Adeus

Editora: Darkside

Autores: Cyntthia Hand

Ano: 2016

Páginas: 352

Sinopse

O Último Adeus
“Desculpa, mãe, mas eu estava muito vazio.” – Tyler
A autora de fantasia que está encantando leitores com a força de sua escrita lança seu primeiro romance contemporâneo – uma trama comovente e impactante situada nos dias de hoje. Depois de sucessos internacionais como a saga Sobrenatural, Cynthia Hand demonstra todo o seu talento numa história sobre perda, culpa e superação. O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes. Cynthia Hand divide seu tempo entre o sul da Califórnia, onde vive com o marido e o filho, e o sudeste de Idaho, perto das Montanhas Teton. Escritora best-seller do New York Times, Hand dá aulas de escrita criativa na Universidade de Pepperdine. Na mesma linha de Os 13 Porquês (Jay Asher) e Se eu Ficar (Gayle Forman), O Último Adeus é o seu primeiro romance contemporâneo. “Um romance emocionalmente complexo e poderoso que permanece com os leitores muito tempo após fecharmos o livro. Brilhante e ao mesmo tempo de estilhaçar de dor, com vida e esperança.”

Resenha

O último adeus conta a história de Lex, uma jovem de 18 anos que acaba de perder o irmão. Ela é uma menina muito estudiosa e sonha em entrar para uma universidade Americana. Tudo sempre foi bem planejado, ela trabalhou nas férias para economizar e guardar dinheiro para quando esse sonho se realizasse. Mas, o seu mundo vira de ponta a cabeça quando o seu irmão mais novo comete suicídio na garagem de sua casa.

Enquanto Lex luta para superar o luto, lida com a mãe que se entrgou as bebidas e sofre de uma depressão enorme e tem o pai que abandonou a família há alguns anos atrás.

Lex faz terapia, porém começa a sentir que Tyler, seu irmão ainda está por perto. Quando a mesma entra no quarto ela sente o cheiro do perfume, ela começa a sentir que ele está próximo a ela e que em breve vai aparecer na sua frente. Será que Lex está ficando louca? Iludida? Ou será que é necessidade de tê-lo de volta?

Desculpa mãe, mas eu estava muito vazio.

O Último adeus conta com uma narrativa leve e bem realista, que nos dá vontade de ler tudo em único dia. Dá aquela vontade de saber o que virá pela frente.

Quero deixar claro que esse livro não se trata de fantasmas, mas das emoções depois de uma perda, descobertas, sofrimentos e superação.

A autora aborda o assunto de forma leve, criativa, profunda e reflexiva.O livro é muito bem escrito e suas páginas tem um toque especial (é lindo <3).

Lidar com a morte de um ente querido ou com alguém especial é muito complicado, é doloroso e muito difícil. A saudade dói, aumenta a cada dia e os outros sentimentos sempre vão interferir nesse processo que temos que passar para lidar com a perda.

A história desse livro me fez perder o fôlego e pensar muito mais na vida e nas consequências de nossas decisões. Faz-nos refletir qual o peso e atenção que damos aos problemas do nosso dia a dia. Como lidamos com nossa mágoas, como está nosso relacionamento com parentes, amigos e pais.

Li esse livro em 2 dias pois, não conseguia parar. Esse livro fez com que eu derramasse muitas lágrimas, me emocionou demais e entrou para a lista dos meus livros preferidos.

Eu super recomendo e gostaria que cada um tirasse um tempo para ler e se emocionar. Garanto que vai valer a pena.

Você já leu? Gostou? Quero saber sua opinião, deixe aqui nos comentários.

Super beijo e até a próxima!

46 Comentários


  1. Opa, opa! Tô super atrás de dicas literárias e curti bastante essa, muito obrigada! Vou dar uma olhadinha nele de perto na próxima vez que eu passar na livraria.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá lindona, esse livro é maravilhoso, tenho certeza que você vai gostar.
      Beijocas.

      Responder

  2. Que interessante esse livro, não conhecia, mas tenho que admitir que teu post me deixou com muita vontade de correr na livraria mais próxima e ler a história toda.
    Beijos

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá Malu, eu fiquei muito feliz em saber que gostou. Essa história é emocionante e tenho certeza que você vai amar ler e se emocionar demais.
      Beijocas.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, fico feliz em saber que tenha gostado da história. O livro é emocionante.
      Beijocas.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá Amanda, esse livro é assim, dessa forma que você falou. É super emocionante e o desfecho da história é sensacional. Tenho certeza que você vai gostar.
      Beijocas lindona.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá lindona, esse livro é lindo, a história prende nossa atenção, tenho certeza que você vai gostar.
      Beijocas.

      Responder

  3. Nossa, me identifiquei muito com a Lex, perdi minha irmã mais velha de 21 anos para o câncer de mama tem 1 ano e meio e muitas vezes me senti como ela, quando você sente tanta falta de alguém as vezes tem certeza que ouviu a voz dela ou sentiu o seu cheiro, é muito difícil passar por essa situação.
    Fiquei com vontade de ler o livro mas acho que eu choraria muito, não sei.. De qualquer forma vou anotar!
    http://www.corujasemasas.com.br
    Beijos. <3

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, eu sinto muito, perder uma pessoa é muito doloroso e mega difícil. Sei que esse livro te fará chorar muito mas, mostra uma história de amor, dor e superação. Se você ler me conta o que achou. Sinto muito pelo que aconteceu. Sei que palavras não vão mudar nada do que sentes mas, se eu puder ajudar ou se precisar de algo conte comigo.
      Super beijo.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, é bem profundo. Aborda diversos assuntos que são bem delicados e que a autora soube tratar muito bem. Tenho certeza que irá gostar.
      Beijocas.

      Responder

  4. Ainda não conhecia o livro, mas ando vendo bastante obras falando sobre o suicídio e isso é muito importante, a gente estava precisando falar mais sobre isso mesmo. Gostei bastante da resenha, adoro livros que nos fazem refletir!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá Gabi, esse é um desses livros que nos fazem refletir muito na vida e nas prioridades. Nos faz ver o que vale a pena. O livro é maravilhoso, tenho certeza que você vai gostar.
      Beijocas lindona.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Tamara minha linda, tomara que entre sim, você vai amar a história e como é abordada.
      Bejocas lindona.

      Responder
  5. Paula

    Não costumo ler não conhecia o livro mais parece ser muito bom gostei vou procurar ler beijos sucesso

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá Paula, esse livro é maravilhoso, tenho certeza que você vai gostar.
      Beijocas.

      Responder
  6. conceição

    Bom ia, flor, como vai? Gostei bastante da sua escolha. Bem como da sua resenha, Esse livro conta uma história que nos requer um drama e que eu gosto bastante de livros assim. ja quero procurar ele pra comprar para ler nessas ferias. beijos

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá lindona, como vai?
      Esse livro é maravilhoso, tenho certeza que você vai gostar. É um drama mas, nada tão melancólico, a história vai se encaixando e sendo desvendada de uma forma simplesmente delicada e realista sem ficar chato. Eu amei.
      Beijocas.

      Responder

  7. Vanessa o livro tem um história surpreendente, a história é bem emocionante pois fala de depressão e suicídio. São dois assuntos importantes e que infelizmente tem pessoas que brinca com isso, gostei muito da forma que a história foi conduzida pela autora Cyntthia Hand, é um livro totalmente bonito, é um livro pra levar pra sempre, Vanessa bjs.

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá Luci, fico muito feliz que tenha gostado. A história é linda e aborda assuntos delicados de uma maneira que dá vontade de ler cada vez mais. Concordo que é um livro para ser lido e reler mais vezes.
      Beijocas.

      Responder
  8. Beatriz Almeida sobrinho

    Olá! Eu não conhecia o livro, ainda! Nossa, pela sua narrativa podemos perceber que é um livro bem comovente e profundo! Percebemos que Lex pode representar todos que perderam seus entes queridos e que no fundo sonham em poder se reencontrar mais uma vez. Além de ser uma personagem forte que luta para superar suas perdas! Adorei a história e adorei seu post! Abraços

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Beatriz minha linda, é isso mesmo. A história é comovente e linda. É maravilhoso poder ler e aprender um pouquinho com essa história linda.
      Super beijo.

      Responder

  9. Que dica de leitura maravilhosa, um livro que te tocou tanto assim que levou a lágrimas deve ser comovente e incrível mesmo, com certeza vai entrar pra minha lista de compras desse ano!

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá Anna, fico feliz que tenha gostado. Você vai se emocionar e ver um outro lado da vida e com certeza se emocionar muito também. Depois me conta o que achou.
      Beijocas.

      Responder
  10. Carmem Oliveira

    Olá, tudo bem?
    Parece que virou febre obras literárias sobre suicídio e até clichê. Não que isso seja ruim, pelo contrário, temos mesmo que chamar atenção das pessoas a respeito das pessoas que cada vez mais cedo tiram suas vidas. :/ Além disso alcoolismo e depressão são outros dois pontos fortes da obra. Gostei muito da protagonista. 🙂

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá Carmem, esse livro é maravilhoso, aborda todos esses assuntos de uma forma delicada e realista de uma maneira que fica fácil de ler e instiga a curiosidade do leitor. Nos mostra o que é importante na nossa vida e como podemos usufruir de uma forma maravilhosa dela também, além de falar muito sobre descobertas e superação. O livro é perfeito.
      Beijocas.

      Responder

  11. Nossa, um tema tão triste que remete a tantas emoções… Pela sinopse me parece que a autora conseguiu tratar com delicadeza e sensibilidade essa trama tão intensa vivida por essa família. Parabéns pela resenha tão completa.

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, sim a autora conseguiu. Ela fez desse livro um aprendizado sobre diversos assuntos e uma linda história de amor, dor e superação.
      Beijocas.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá Ju, esse livro é maravilhoso, tenho certeza que você vai gostar.
      Beijocas.

      Responder
  12. Marta

    Deve ser emocionante, aliás q vida sofrida da lex, gostei da resenha quero muito ler

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá! É emocionante sim, você vai gostar muito.
      Beijocas.

      Responder
  13. Tais Burigo

    Oi tudo bem?
    Já tinha visto essa capa por aí mas nunca havia parado de fato para ler sobre, mas adorei a temática da história adoro um bom drama familiar, realmente perder um ente querido não é fácil e vou adorar saber como a Lex lidou com essa perda.

    Beijos

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá lindona, tenho certeza que vai gostar do livro. Ele é maravilhoso.
      Beijocas.

      Responder

  14. Li atentamente o teu resumo, pois, este é precisamente um tema que me interessa e me motiva a ler…
    Vou procurar cá, a ver se encontro…
    Parece-me ser uma história triste, dramática, muito intensa…Mas daquelas que envolve completamente o leitor do principio ao fim e que faz pensar numa série de coisas…
    Beijinhos

    https://magarosa3.blogspot.pt/
    (Rosa Rosa)

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, fico feliz em saber que gosta de livros assim. Vai gostar muito.
      É uma história triste e bem realista contada de uma maneira tão linda e onde tudo se encaixa que lemos rapidinho.
      Beijocas.

      Responder

  15. Não conhecia, mas parece muito bonito fiquei super curiosa pra ler, vou dar uma pesquisada na internet mais sobre esse livro pois parece ser muito boom .
    Obg pela resenha amei .
    Beijinhos.

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, fiquei muito feliz em saber que gostou. O livro é maravilhoso, tenho certeza que irá gostar.
      Beijocas.

      Responder

  16. Achei muito incrível esse livro, a leitura o modo como escritor escrever muito encantador, não conhecia, é uma historia triste e bem emocionante que mexe com muito com a gente, fiquei muito curioso para ler o restante o seu post está muito incrível , irei dar pesquisa sobre .. parabéns !

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá! Fico feliz em saber que o livro te interessou, a obra é realmente espetacular. Sei que irá gostar.
      Beijos.

      Responder
  17. José Pinheiro

    Acho que a minha wishlist de livros está cada vez maior! Não conhecia a obra, mas tenho de a ir investigar, por vezes aqui em Portugal, não há certas obras que há no Brasil, como o livro “traços” do youtuber Eduardo Cilto, quero imenso ler e não acho maneira de o encontrar!
    Bjs

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá!! Fico feliz que tenha se interessado pela obra. Torço para que a encontre em Portugal.
      Beijos.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *