Desapego Emocional

Tempo de leitura: 1 minuto

desapego

Desapegar significa: fazer perder ou perder o envolvimento, libertar-se.

Muitas pessoas tem essa característica acima e isso muitas vezes pode prejudicar o seu lado emocional e mental. É importante estarmos preparados para as súbitas mudanças que podem ocorrer a qualquer momento em nossa vida.
Posso usar como exemplo um artesão que passa horas trabalhando para ver sua obra de arte pronta, ele trabalha com afinco e com amor. Mas depois que a obra está pronta vem alguém para compra-la. O que essa lição nos passa?
Precisamos estar preparados para desapegar. Deixar ir! Seja uma roupa, uma bolsa, um sentimento, uma dor, uma tristeza.

Há momentos na vida que é necessário desapegar para que possamos conhecer novos caminhos, novas possibilidades. Estar aberto ao novo!

“Compreender que a vida é feita da mesma matéria que os sonhos é a essência do caminho. Desapegue-se: viva no mundo, mas não seja do mundo. Viva no mundo, mas não permita que o mundo viva dentro de você. Lembre-se que ele é um belo sonho, porque tudo está mudando e desaparecendo. Não se agarre a nada. Agarrar-se é a causa de sermos inconscientes.”
Osho

 

Aprenda a deixar ir

Quando acumulamos demais, carregamos uma bagagem muito pesada e com o tempo pesa demais e não conseguimos carregar. Temos que deixar ir, esvaziar e viver o novo.

Temos um mundo pela frente e uma vida inteira para viver e nada melhor do que viver de forma plena e realizada.
A hora de desapegar é agora (seja de bens materiais ou sentimentos)

  • Permita-se viver novas experiências
  • Não fique presa (o) ao passado
  • Imagine e idealize a vida que sempre sonhou ter
  • Defina metas e coloque prazo para cumpri-las
  • Doe tudo que não usa há muito tempo e fique somente com o essencial
  • Mantenha os pés no chão
  • Dê valor a pessoas e não a coisas
  • Faça o que te faz feliz

Deixa aqui nos comentários o que você gostaria de desapegar. O que você pode fazer para viver uma vida plena e leve?

Beijos,
Eu.

58 Comentários

    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, eu também comecei esse desapego já faz um tempo e garanto que ajuda demais. É maravilhoso para nosso bem estar.
      Beijocas.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá! Desapegar é complicado mas, é possível e faz muito bem a saúde.
      Beijocas.

      Responder

  1. Já a algum tempo tenho praticado o desapego. Sempre fui de doar coisas né, mas não é só de desapego material que precisamos. Deixei ir coisas e pessoas que não me agregavam.
    Charme-se

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá Si, é verdade. Temos que desapegar em todos os sentidos, o melhor é deixar ir tudo que já não faz tão bem e as coisas que já não utilizamos podemos doar também. Amei saber que você já desapegou <3
      Beijocas.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá lindona, é verdade. Se as pessoas praticassem o desapego seria maravilhoso.
      Beijocas.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá lindona, a vida muitas vezes ensina de outras formas a desapegar, mas de certa forma é bom deixar ir pessoas que passaram bons tempos em nossas vidas e que já não nos acrescentam em nada. Desapegar de coisas materiais também é maravilhoso.
      Beijocas.

      Responder

  2. Olá Vanessa,
    De tempos em tempos faço doações de coisas materias e emocionais confesso que melhorei muito, estou conseguindo me libertar do passado e de pessoas que não acrescentam nada na minha vida.
    big beijos
    http://www.luluonthesky.com

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá lindona, que bom saber disso, é maravilhoso quando fazemos isso e observamos que abre um espaço em nossa vida. Nossa vida fica mais leve e se libertar do que já não nos faz bem é ótimo. Fico feliz que também pratica o desapego.
      Beijocas.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá lindona, é difícil mas, é possível e faz um bem enorme.
      Beijocas.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá jana, é verdade. É difícil mas, não é impossível. Temos que treinar nossa mente sempre. E um dia chegamos lá. Você vê como é bom e maravilhoso desapegar quando coisas novas entram em sua vida e começa a dar mais importância a momentos maravilhosos que vives.
      Beijocas.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá lindona, é verdade. Sempre é bom desapegar e deixar o novo entrar, seja em coisas materiais ou em relação a sentimentos/ momentos.
      Viver antes de ter.
      Beijocas.

      Responder

  3. Devemos permitir a felicidade em nosso ser sempre! Muito bom o texto. Beijinhos <3
    cheiasdefe.blogspot.com.br

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, fico muito feliz em saber que concorda e temos sim que permitir que a felicidade perdure em nossa vida.
      Beijocas.

      Responder

  4. Eu tenho muita facilidade para me desfazer de coisas como roupa e etc, mas acabo não tendo tanta facilidade para me desfazer de sentimentos que me fazem mal, as vezes me importo com coisas desnecessárias, mas estou diminuindo esse sentimento e tendo um pouco de gratidão pelas coisas.
    Amei essa reflexão!!
    http://www.corujasemasas.com.br
    Beijos. <3

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, sei bem como é isso, demorei um bom tempo para consegui deixar determinados sentimentos desaparecerem, voarem para longe de mim mas, garanto que vale super a pena pois vivemos melhor.
      Super beijo.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá! Com certeza depois que desapegamos ficamos mais leves para deixar outras pessoas entrarem e obter coisas novas e sempre ajudar o próximo.
      Beijocas.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Verdade Lívia, precisamos aprender desapegar para poder crescer, viver e evoluir. Bom demais é poder viver cada dia e cada momento de forma plena.
      Beijocas.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, é verdade a alma fica leve e conseguimos aproveitar melhor cada momento e viver bem.
      Beijocas.

      Responder

  5. Vanessa muitas as pessoas ficam presas com as coisas materiais desse mundo, pessoas que ficam grudadas nas coisas muitas vezes não acha a porta da felicidade. Pra ser feliz a pessoa precisa se libertar das coisas, permitir ser feliz. Excelente o post serve de reflexão para a gente, a cada dia mais precisamos nos desapegar bjs.

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá Luci, é verdade muitas vezes as pessoas deixam de aproveitar e viver os momentos por se apegarem demais em determinadas coisas. Precisamos desapegar sempre e aproveitar porque cada momento é único.
      Beijocas.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, é verdade. Chega um momento em que temos que decidir e ver que precisamos dar espaço ao novo seja nas gavetas, seja nos sentimentos e isso é muito importante parq eue consigamos deixar e dar lugar ao novo. Fico feliz em saber que gostou desse texto.
      Beijocas.

      Responder
  6. Ravana

    Isso é muito verdade, somente através do desapego é possível experimentar o que de melhor a vida tem a nos oferecer. Foi uma boa leitura. Bjs

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá!! É verdade, só depois que desapegamos e aprendemos a enxergar o novo é que vemos o que estávamos deixando de ver e aproveitar.
      Beijocas.

      Responder

  7. É um conselho maravilhoso. Eu sempre tive muita dificuldade de me desapegar de coisas, pessoas, sentimentos, mas percebi que precisava exercitar isso em minha vida, pois como vc mesma disse, às vezes não temos escolhas. Comecei por pequenas coisas e tento sempre enxergar pelo lado bom, as coisas mudam, a vida muda e novas coisas boas virão.

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Verdade Evandro, as coisas mudam, outras se vão e isso é o ciclo da vida para que possamos deixar que pessoas e coisas novas façam parte do nosso mundinho.
      Beijocas.

      Responder
  8. Carmem Oliveira

    Oi, tudo bem?
    Devemos deixar tudo ir mesmo, desapegar, pois o que é nosso mesmo há de ficar. Adorei suas dicas, principalmente a de dar valor as pessoas e não as coisas. As coisas vão embora, se desintegram com o tempo, mas o laço que formamos com nossos amigos e familiares é eterno.

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, tudo ótimo!
      É verdade as coisas acabam e se vão, os laços ficam para sempre. Então devemos sempre focar no que é importante e não nos importar somente com bens materiais.
      Beijocas.

      Responder
  9. José Pinheiro

    Oi!
    Sou daqueles que não se apega facilmente aos bens materiais, mas agarro me facilmente a bens psicologicos!
    Beijos

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá José, te entendo. Sei como é difícil desapegar de alguns sentimentos, mas devemos sempre lembrar que temos que deixar ir embora o que já não nos acrescenta e não nos faz bem. Sei que conseguirá desapegar desses sentimentos.
      Beijocas.

      Responder
  10. Tais Burigo

    Oi tudo bem?
    Sou uma pessoa muito apegada em coisas matérias e principalmente me apego muito rápido em pessoas e com isso as vezes levo umas porradas da vida, mas venho trabalhando nisso e posso até dizer que já melhorei um pouco.

    Beijos

    Responder
  11. Joyce de Freitas

    Olá! Tudo bom?
    Um texto muito bacana, desapego nem sempre é algo fácil, principalmente conseguir deixar ir, e do ser humano sofrer a perda, mas é algo que precisamos aprender. Adorei o texto meus parabéns.
    Beijos.

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá Joyce, é verdade. O Ser humano tem que “sofrer” a perda e não “viver” a perda, por isso desapegar é tão importante. E, garanto que é possível e nos faz um bem enorme.
      Beijocas.

      Responder
  12. Paula

    Oi sou uma pessoa muito apegada aos bens materiais não consigo me desfazer deles por bem e me apego facilmente as pessoas e isso faz eu quebrar muito a cara na. Vida sou de fazes tem tempos que melhoro tem outros tempos que tô mais materialista é assim vai

    Responder
  13. Alice Martins

    Oi Vanessa, tudo bem?

    Seu post está simplesmente incrível, e me trouxe grandes lições. Sou uma dessas pessoas que não desapega das coisas fáceis, que sempre fica ali, remoendo e remoendo cada vez mais. As dicas que você deu são realmente muito uteis e tentarei colocá-las em prática. Excelente post!

    Beijos!

    Responder
  14. Renata Gomes

    Amei o texto, eu até que sou desapegada a umas coisas, mas tem outras que são muito difíceis deixar ir.

    Shaunne

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá Renata, fico feliz em saber que é desapegada em algumas coisas isso já é um excelente começo. Vamos agora desapegar do que já não nos faz bem.
      Beijocas.

      Responder

  15. Vanessa excelente post! Acredito que aprender a desapegar é um passo para a felicidade e para a saúde física e mental, já que várias doenças um dos fatores são sentimentos ruins que guardamos. Eu mesma só encontrei a felicidade quando desapeguei de várias coisas que me faziam mal.

    Responder

  16. ola tudo bem ?
    eu sou uma pessoa muito apegada as coisas e pessoas e isso acaba me atrapalhando um pouco as vezes é tao dificil mudar certos hábitos mais quando conseguimos nos desapegar de algo a gente começa a ver novos horizonte

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá bruna, é verdade. quando conseguimos desapegar do que não nos acrescenta e não nos faz bem parece que se abre ao nosso redor um horizonte do qual não conhecíamos e esse horizonte nos trás novos caminhos, novas conquistas e um novo sabor de vida. vale a pena desapegar.
      Beijocas.

      Responder
  17. Daiana Fant

    Gostaria de me desapegar das amarras do passado, é algo que me prende e preciso deixar ir para melhorar meu próprio psicológico. Seu post me inspirou de verdade. Quero e vou me permitir viver coisas novas e ser feliz sem ligar para o que já aconteceu e já foi. Obrigada!

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Daiana minha linda, desapegar faz um bem danado, todos nós conseguimos. vamos vivendo um dia de cada vez e vamos vendo nossa evolução. Uma hora essas amarra já não serão tão doloroas e não nos prenderão mais.
      Beijocas.

      Responder
  18. Adeiliane Pessoa

    Adorei o texto, verdade que temos que nos desapegar do passado, mais as vezes é complicado, nem todo mundo consegui de cara esquecer um sentimento, muito boa essa reflexão. Sucesso

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá lindona, é verdade. desapegar é difícil mas, é possível! Com o tempo conseguimos desapegar do que não nos faz bem.
      Beijocas.

      Responder
  19. marta

    O desapego é muito importante, o material ja evolui bastante, mas o emocional… ainda nao consegui me livrar de tantas coisas que me machucam.

    Responder

  20. Adorei a reflexão qual você propôs aos seus leitores. Confesso que tenho certa dificuldade em proceder com o desapego, apesar de entender que algumas mudanças em nossa vida dependem desta prática, principalmente em desapegar daquilo que lhe puxa para baixo e impede de progredir. Amei a postagem e espero ultrapassar esse obstáculo na minha vivência. Um grande abraço!

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá Edenildo, fico muito feliz em saber que gostou desse post. É muito bom poder refletir e ver que desapegar faz bem e é maravilhoso para nosso bem estar. É uma longa caminhada com muitos altos e baixos mas, isso é viver! rs
      Vamos desapegar para viver cada vez melhor.
      Beijos.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *