Você é o único responsável pelas suas escolhas – E suas escolhas mostram quem você é!

Tempo de leitura: 3 minutos

Você é o único responsável pelas suas escolhas – E suas escolhas mostram quem você é!

Cada atitude é uma escolha. Você é o único responsável por escolher a vida que quer viver, a carreira que quer seguir, o namorado(a) que quer ao seu lado. Você é a única pessoa capaz de conseguir dar um rumo na sua vida e deixá-la da forma que gostaria.

que caminho escolher

Suponhamos que você saiu para resolver algo muito importante em um determinado lugar, você saiu de sua casa confiante e feliz pois sabia como resolver determinada coisa, mas chegando no local não foi bem como você esperava. Assim que chegou tinha uma fila com mais de 20 pessoas e para que você conseguisse o atendimento planejado precisasse esperar por algum tempo ou até mesmo por algumas horas. O que acontece, você se enfurece e isso acaba com o seu dia ou você olha por outro lado e controla suas emoções e faz disso uma oportunidade para conhecer pessoas e ver outros pontos positivos da situação?

Devemos entender que todas as coisas que acontecem na nossa vida, sejam elas boas ou ruins  estão aí para nos ensinar algo – podemos tirar proveito de cada situação e ver como reagimos a ela. Precisamos aprender e ver o lado positivo das coisas – pois cada um é responsável pela forma que vai reagir em cada situação.

É difícil! É complicado! Requer paciência e muita dedicação. Muito controle e determinação de nossa parte. Mas eu garanto: É possível!

O Poder da escolha

Cada escolha que fazemos mostra quem somos e quem queremos ser. Somos o resultado das nossas escolhas. Uma vez li em algum lugar que devemos escrever a nossa história e para isso nós mesmo temos que segurar a caneta para escrever. Se deixarmos outra pessoa fazer isso não estaremos realizando nossos sonhos e estamos na maioria das vezes indo para um buraco sem fim, pois não seremos felizes e realizados assim.

Nós temos o poder  de escolher o que queremos e o que é melhor para nossa vida. Pense e decida se vai delegar essaEscolhas função para outra pessoa que não seja você.

Conversando com algumas pessoas sobre o poder da escolha, uma delas me falou assim: Se eu sofrer um acidente ou se eu ficar doente – fui eu que escolhi?

É óbvio que não, eu quero mostrar aqui que não temos o poder de controlar tudo que acontece no mundo, mas que temos o poder de como vamos escolher  reagir em cada situação. Se sofremos um acidente vamos nos entregar e desistir ou vamos lutar para retomar a vida? Se ficamos doentes vamos nos tratar para ficar bom ou vamos deixar a doença nos matar aos poucos? Isso é o poder da escolha, isso é o que podemos fazer.

Uma atitude por menor que seja – muda tudo!

Somos responsáveis pela maneira que agimos, que pensamos e que vivemos  – para estamos onde estamos hoje já vivemos muitas coisa, temos muitas experiências e em cada dia escolhemos fazer ou não fazer algo. Escolhemos! Tomamos atitudes! Decidimos!

Você pode escolher errado, mas isso não quer dizer que seu mundo acabou, temos mil outras oportunidades para acertar e viver da maneira que queremos.

Uma atitude, uma escolha pode mudar a sua vida!

Precisamos aprender a lidar com nossas emoções e treinar nossa mente diariamente para que sejamos positivos, isso ajuda muito.

Lembre-se: para cada ação existe uma reação! Escolha como quer viver e se errar não se esqueça das muitas oportunidade que você ainda terápara acertar e viver da melhor forma possível.

Para atingir o que se quer segure a caneta da sua vida e escreva a história que quer viver!

E, você está fazendo escolhas e tendo atitudes para que sua vida seja da forma que deseja ou outra pessoa está segurando a caneta?

Beijos e até a próxima!

48 Comentários

    1. Vanessa Ferreira

      Olá Jaque! Fico muito feliz em saber disso, é muito bom lutar para viver da forma que desejamos, com o tempo e persistência tudo vira a nossa realidade.
      Beijocas.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá Jana! É bom demais saber disso, somos donos da nossa própria vida e podemos realizar nossos desejos.
      Beijocas.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Kaila minha linda, belas palavras. É verdade somos donos dos nossos caminhos. Fiquei muito feliz em saber que gostou do texto, escrevi com muito carinho.
      Beijocas

      Responder

  1. Eu acredito demais que a gente planta oque colhe, que damos oque recebemos e que tudo que acontece na minha vida de bom ou ruim tem que ser da minha responsabilidade. Ação e reação rege a vida, basta a gente saber reagir da melhor forma possível pra que isso nos traga bons frutos. Excelente texto, parabéns! Um beijo
    http://www.taticarvil.com

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá Tati! Concordo com o seu comentário, para cada ação existe uma reação e isso faz com que muitas coisas aconteçam. temos que saber lidar com cada situação seja ela boa ou ruim. Só assim, conseguiremos evoluir e ser quem queremos ser. Amei sua mensagem <3
      Beijocas.

      Responder

  2. Oi Vanessa, sua linda, tudo bem?
    Uma vez me explicaram a forma como levamos a nossa vida assim: existe um copo de água cheio até a metade. Nós podemos olhar para ele e dizer: “só tem metade” ou “já tem a metade”. Tudo é questão de ponto de vista como você mesma disse, pois toda situação por pior que seja tem sempre um lado positivo também. Achei linda a sua mensagem.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá! Gostei demais do seu exemplo, tudo depende do ponto de vista e da importância que damos a cada situação, a cada sonho/desejo. Amei a forma que escreveu aqui e fico feliz em saber que também gostou da mensagem <3
      Beijocas.

      Responder

  3. OI!!
    Com certeza 😀 somos livres para fazer escolhas. Nem sempre iremos acertar… mas faz parte da vida e de nosso aprendizado 😉
    bjo

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá lindona! Fico muito feliz que tenha gostado do texto. Erros e acertos fazem parte da vida, mas nossas escolhas define quem queremos ser.
      Beijocas.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá! É verdade! temos esse poder e muitas vezes não sabemos que temos a capacidade de fazer da vida o que queremos.
      Beijocas lindona.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá! Fico muito feliz em saber que gostou do blog e do texto <3
      Beijocas Paula.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá! Fico muito feliz em saber que gostou do texto, escrevi com muito carinho. É verdade, deixar que outras pessoas segurem a caneta de nossa vida faz com que deixemos os outros escolherem o q faremos e responsabilizamos quem não tem culpa.
      Beijocas Denise.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá! Fico muito feliz em saber que gostou. A maneira que escolhemos viver nos define no decorrer da vida.
      Beijocas Mari.

      Responder
  4. Adriane Melo

    Que texto lindo! Super concordo com tudo o que vc diz, eu percebo hj em dia que as pessoas vivem acomodadas, reclamam que queriam ter condições melhores de vida mas não fazem nada para mudar sua situação. É mais do que necessário acordar para a vida e fazer suas proprias escolhas ao invés de se deixar levar pelas outras pessoas.

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, é verdade. Hoje em dia as pessoas reclamam demais e fazem pouco para mudar o que tanto reclamam.
      Amei seu comentário.
      Beijocas.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, fico feliz em saber que gostou, muito bom para pensamos no que estamos fazendo da nossa vida e dar o rumo desejado.
      Beijocas.

      Responder
  5. Elisangela

    Esse texto é fantastico.
    Escolhemos os nossos proprios caminhos seja ele bom ou ruim quem define isso é nós mesmos.

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá. É verdade, nós temos o poder da escolha. Fico muito feliz em saber que gostou do texto.
      Beijocas.

      Responder

  6. Ola tudo bem ?
    primeiramente parabens pelo seu texto muito bom realmente nossas escolhas mostram oque somos elas que nos fazem

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, fico muito feliz em saber que gostou do texto, é muita importante escolher como vamos viver a nossa vida e onde queremos chegar. Amei o comentário.
      Beijocas.

      Responder

  7. Gostei bastante do post, ele é bem motivacional. Eu sempre acreditei no poder de nossas escolhas, e sempre soube avaliar o lado bom das piores coisas que acontecem, e acredito que isso é um segredo para a felicidade!

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá!! Amei saber que gostou e que concorda. É maravilhoso poder escolher, e com certeza é o segredo para felicidade.
      Sou apaixonada por textos motivacionais.
      Beijocas.

      Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá!! Fico muito feliz que tenha gostado. Nossas escolhas podem mudar e mudam. Só precisamos escolher e batalhar cada dia por nossos sonhos.
      Beijocas.

      Responder

  8. Adorei seu texto! é incrível quando encontramos pessoas nesse mundo que as ideias batem e se encaixam tão perfeitamente! Adorei!

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, fico muito feliz em saber que gostou. É maravilhoso encontrar pessoas que gostem e que lutem por seus objetivos.
      Beijocas!

      Responder
  9. Erica Oliveira

    Realmente uma escolha por mínima que seja muda tudo e isso muita gente não entende. Sou o tipo de pessoa que antes de tomar qq decisão pensa em todos os pros e contras, é verdade que na maioria dos casos são suposições e não garante a escolha certa 100% mas acho que ajuda bastante.

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, é verdade. Cada escolha tem um peso e é capaz de mudar vidas. Tomar decisões ajuda bastante e o que você faz é muito bom, analisa a possíveis coisas que podem acontecer depois. Fico muito feliz em saber que gostou do texto.
      Beijocas.

      Responder

  10. Oi,
    Gostei muito do seu texto. Muito bem explicado sobre as escolhas que fazemos. As escolhas que fazemos pode mudar toda a nossa vida. Temos que pensar muito bem nas escolhas que vamos fazer.
    Abrçs

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá!! É verdade, para cada escolha uma consequência, temos que escolher e não deixar que outras pessoas façam isso por nós. Fico muito feliz em saber que gostou.
      Beijocas.

      Responder

  11. Preciso concordar com você, eu já passei por inúmeras situações na minha adolescência. Porém quando decidi enfrentar tudo mudou, hoje sou bem resolvida e não guardo mais nada.

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá Alana, fico muito feliz em saber disso. Muitas vezes deixamos que o medo de enfrentar algumas situações nos domine por algum tempo. Mas, temos que saber que temos força e conseguimos enfrentar tudo.
      Beijocas.

      Responder

  12. Oie, tudo bem? Texto bem reflexivo. Gostei da maneira como você escreveu e nos fez pensar sobre a importância das nossas escolhas. Precisamos ter maturidade e consciência do que fazemos. Ótimo texto. Beijos, Érika =^.^=

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá minha linda, fico muito feliz em saber que gostou do texto, escrevi com muito carinho. Escolher é muito importante, concordo quando você diz que temos que ter maturidade para tomar decisões, pois para tudo há consequências.
      Beijocas.

      Responder

  13. Adorei o texto. Às vezes, demora para entendermos o real poder da nossa vontade, do que realmente podemos fazer. Abraços e parabéns pelo post!

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá!! Fico muito feliz que tenha gostado do texto, é muito importante escolher, tomar nossas decisões e saber que terá consequências, boas ou ruins. Mas, a vida é feita de escolhas e experiências vividas.
      Beijocas.

      Responder
  14. Amanda Caldas

    Hey!
    Que post super bacana, não é comum encontrarmos artigos como esse em blogs, achei em legal a forma como você expôs as reações e enfatizou que tudo depende de nossas escolhas!
    Beijos.

    Responder
    1. Vanessa Ferreira

      Olá!! Fico muito feliz que tenha gostado. Eu amo escrever posts assim, que fazem as pessoas refletirem na vida e da importância que dão a cada coisa. Temos que saber que nós é que damos o rumo a nossa vida, então é muito importante tomar nossas decisões.
      Beijocas Amanda.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *